CARTILHA DO CONSUMIDOR DE SEGUROS
Orientação clara e independente para contratar seu seguro com segurança
Prezado consumidor, contratar um seguro é uma decisão importante, que exige orientação profissional séria e imparcial.
Nesse processo, o Corretor de Seguros é o seu verdadeiro aliado: profissional liberal, devidamente habilitado e o único representante legal do segurado junto às seguradoras.
Seu papel é garantir que você seja atendido com:
- Competência – oferecendo respostas rápidas, seguras e precisas para todas as suas necessidades contratuais e dúvidas.
- Independência – atuando exclusivamente em seu favor, pesquisando entre as seguradoras as melhores opções para proteger você, sua família e seu patrimônio.
- Fidelidade – comprometendo-se com seus interesses acima de qualquer vínculo empregatício. Diferente de funcionários de bancos, concessionárias ou lojas, o corretor não responde a patrões: responde somente a você, consumidor.
O CORRETOR
- Escolher um bom Corretor de Seguros
O Corretor de Seguros recebe pelo seu serviço. É um técnico no assunto e a única pessoa habilitada pela SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP) para efetuar o seu seguro, e sempre colocará os seus interesses em primeiro lugar, estando sempre à sua disposição. Portanto, peça a sua carteira de identificação de corretor emitida pela SUSEP para você ter a certeza se ele realmente é um profissional devidamente habilitado.
- Seguro através de Lojas/Supermercados e outros
Não faça seguro com eles. Além de não ser uma pessoa habilitada para esse fim, ele trabalha somente para a empresa da qual é funcionário e defende os interesses do seu patrão e não do consumidor. A mesma coisa para lojas de departamentos, supermercados e outros. Através deles, você compra o seguro e, na hora que necessita, quem vai lhe atender é outra pessoa. E então como ficam as promessas que fizeram a você na hora da venda?
CONTRATAÇÃO E APÓLICE
- Pagamento direto à Seguradora
- Avaliação do Risco
Toda seguradora, pelas normas vigentes de contratação de seguros, tem 15 dias para avaliação do risco que está assumindo, podendo recusar o seu seguro. Assim, convém que inicie o processo de aceitação e/ou renovação antes do início do seguro para que não interrompa sua cobertura. E o Corretor de Seguros poderá lhe ajudar nesse processo, pois é o único representante legal dentro da seguradora.
- Necessidade
- Apólice
Sempre peça a sua apólice. A maioria das seguradoras disponibiliza a apólice no máximo em 30 dias. É o contrato de seguro, onde constam todas as coberturas acordadas entre você e a seguradora, bem como as suas obrigações como consumidor.
- Verifique todas as Coberturas e detalhes da sua apólice
Quando receber a apólice, sempre confira os dados do questionário de avaliação do seguro do seu veículo. Qualquer erro ou divergência de informação, comunique imediatamente ao seu corretor e peça a correção. Se não entender qualquer termo usado, ligue e pergunte. Uma dúvida esclarecida na contratação é menos um problema ou demora na liquidação e aquisição do seu direito.
- Informações sempre 100% corretas
Todas as seguradoras estão fazendo sindicância, em caso de sinistro, seja por prejuízos parciais ou perdas totais, no intuito de checar as suas informações declaradas na proposta no início do seu seguro. Portanto, sempre informe 100% das informações corretamente para você não ter prejuízos na hora que mais necessitar.
- Vistoria do veículo
Não garante que o veículo esteja segurado, pois o seguro do mesmo comprova-se com a exibição da apólice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatório do pagamento do respectivo prêmio (art. 758 C.C.).
- Certificado de seguro
Somente é emitido por seguradora em raras ocasiões e depende de processo e aprovação junto à SUSEP; ao corretor de seguros em hipótese alguma é autorizada sua emissão, bem como quitação de prêmio de seguro. Duvide da boa-fé de corretor que "emite" certificado.
SEGURO DE VEÍCULOS
Modalidades de Seguros para Veículos
Existem duas modalidades de seguro:
- Seguro Sem Perfil: esta modalidade tem o custo do seguro maior, mas não existem perguntas para que a seguradora possa negar o seu sinistro, pois não existe perfil.
Seguro com Perfil do Segurado e dos Motoristas: é o seguro que condiciona a indenização às situações respondidas corretamente nas perguntas efetuadas. É muito importante você verificar com detalhes todas as respostas após o recebimento de sua apólice. Elas têm que estar 100% certas, pois, caso ocorra um sinistro e a resposta na hora deste for adversa da respondida em sua apólice, você poderá não receber a sua indenização.
- Seguro de Veículos com Perfil Errado
É a mesma coisa que estar sem seguro.
- Cuidado com o Perfil
Algumas pessoas inescrupulosas usam as respostas do perfil para o seu seguro ficar mais barato e essa atitude certamente criará sérios problemas para você, pois terá a negativa do pagamento de uma indenização ao se detectar qualquer resposta do perfil errada. Tome cuidado também com as perguntas com duplo sentido. Na dúvida, sempre responda para o de maior risco (maior custo) para não poder ser penalizado.
Exemplo: Vamos supor que você trafegue com o seu veículo em duas cidades diferentes: 4 dias da semana em uma e três em outra. Peça o cálculo das duas cidades e efetue o seu seguro pela cidade de maior risco, que terá o custo maior. Com essa atitude, você não terá problema jamais. Ao contrário, a seguradora certamente negará a indenização. (Seguro não é igual a um objeto que você compra e compara com o da concorrência e por ser igual e mais barato, compra o produto no lugar pelo mais barato. Isso não existe no seguro).
- Dúvidas nas respostas do Perfil
Existem várias perguntas com duplo sentido. Quando ocorrer dúvida em suas respostas, sempre use a resposta que determinar o custo maior. Em caso de sinistro, a seguradora não irá negar a indenização. Ou, se você é uma pessoa que não quer ficar sobre imposições das respostas do perfil, faça o seguro “Sem Perfil” para que não haja detalhes para a seguradora não pagar.
- Coberturas para Veículos
Existem várias coberturas para o seguro de seu automóvel. As mais comuns são:
Compreensiva: cobre colisão, incêndio e roubo/furto.
Incêndio e Roubo/Furto.
Além dessas, existem a Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativo (RCF), que é uma das coberturas mais importantes, pois lhe proporcionará cobertura para danos materiais e/ou danos corporais contra terceiros, e a cobertura para assistência 24 horas, que cobre panes. Essas coberturas são de praxe em todas as seguradoras. Além dessas, existem inúmeras outras coberturas opcionais, existindo alguns diferenciais de uma seguradora para outra. Portanto, sempre consulte um Corretor de Seguros, que é um técnico no assunto.
- Região de Circulação do Veículo
Se você mora em uma cidade, mas circula em outra, mesmo que seja duas vezes por semana, use a taxa mais alta para você não ter problemas na hora do recebimento do sinistro.
- Pagamento em dia do Seguro
Cuidado com atrasos nos pagamentos de seguros. Se ocorrer sinistro e o pagamento do seguro não estiver em dia, você poderá não ter cobertura! Esse item hoje é lei no Novo Código Civil.
- Formas de escolha de valor segurado para o veículo
Cuidado para você não sofrer prejuízos. O valor segurado influi no custo do seguro. Então nunca deixe se influenciar apenas pelo custo do seguro, pois você poderá estar sendo prejudicado.
Valor de Mercado pela Tabela Fipe (USP): inicia em 100% da Tabela. Cada seguradora permite um máximo (algumas 110%, outras 115%). Ao escolher a porcentagem, essa escolha influenciará no custo. Sempre inclua opcionais do veículo.
Valor Determinado: você define o valor em reais, dentro do limite da seguradora. Esse valor será fixo na apólice, independentemente da variação de mercado.
- Cuidados com veículos em nome de terceiros
Algumas seguradoras não admitem seguros quando o veículo não está no mesmo nome do segurado. Portanto, cuidado com situações em que o nome do segurado e a propriedade do veículo não sejam os mesmos, pois você pode não ter direito à indenização, mesmo em casos de parentesco.
COBERTURAS E SINISTROS
- Seguro a custo zero (Seguro Grátis)
Não existe seguro grátis, ou com custo zero, pois a circular 145 de 7/11/2000 da SUSEP obriga a apólice conter os prêmios (custos) discriminados por cobertura. As seguradoras devem constituir reserva quanto a sinistros futuros em relação ao prêmio pago. Caso lhe ofereçam seguro de veículo grátis, saiba que o custo do seguro estará embutido no preço do veículo ou na taxa de juros do financiamento.
Peça o desconto, pois tanto o seu veículo poderá sair com um preço melhor, como muitas financeiras sobrecarregam na taxa e usam desse artifício para enganar o consumidor. Basta negociar o preço ou a taxa sem seguro que poderá pagar bem menos juros em seu financiamento. Se for concessionária que tenta lhe impor veículo com seguro grátis, procure um revendedor particular independente, que certamente irá vender o seu veículo com um custo menor e assim permitir que você faça o seguro com o corretor de sua confiança.
- Prazo para liquidação de sinistro
O prazo é de até 30 dias contados da entrega de toda a documentação exigida pela seguradora. Será suspensa a contagem do prazo a partir do momento em que for solicitada documentação complementar, sendo reiniciada a contagem a partir do dia útil posterior àquele em que forem entregues os respectivos documentos.
O conteúdo desta cartilha tem como base o material criado pelo portal SEGS.COM.BR. Nossa versão foi organizada de forma inteligível, para que todo consumidor de seguros possa compreender melhor seus direitos e deveres.
[Fonte: www.segs.com.br]